Partilha de um Pejoteiro

Lembro como se fosse ontem, o primeiro dia em que fui a um grupo de jovens! Caramba, como o tempo passa!! Eu, todo tímido no meio daquela galera, conhecendo naquele momento a PASTORAL DA JUVENTUDE. De lá pra cá, não mudou muita coisa. Cada rosto novo eu vejo na PJ, cada sorriso, cada olhar, me remete às lembranças da época em que eu era apenas um recém Pejoteiro. O que me impressionava, e ainda impressiona, é a alegria, disposição, animação que cada pejoteiro tem por natureza.


Um momento que me deixou muito emocionado recentemente, foi quando no final de um Encontro que a PJ promove aqui na minha cidade, os participantes, recém pejoteiros começaram a gritar: “PJ aqui... PJ lá... PJ em todo lugar”. Já é costume pra mim dizer e ouvir essa frase. Mas quando eu ouvi isso de jovens que acabaram de conhecer a PJ, me veio um sentimento diferente, de orgulho, de alegria.


É enriquecedor ouvir de cada jovem sua história de vida, sua luta, suas batalhas. Também é enriquecedor sentir cada abraço apertado, ouvindo e dizendo: A paz de Cristo esteja contigo. E é enriquecedor também deixar rolar aquela lágrima de emoção ou felicidade, presa por timidez.


A PJ é isso, coletividade, amizade, esperança e união. Que pejoteiro não tem vários outros AMIGOS pejoteiros?! E na Pastoral da Juventude, as amizades são verdadeiras, puras e eternas.


Como sou feliz em poder dizer "Sou Pejoteiro"! A alegria de cada jovem, o sorriso de cada um, me faz feliz. Me faz chegar à conclusão de que estou no lugar certo e na hora certa. Já tenho certo tempo de caminhada, e posso dizer que, cada jovem que passa pela Pastoral da Juventude, leva um pouco dessa essência e deixa um pouco de si.


Ontem mesmo, em uma roda de amigos, falávamos sobre a experiência na PJ. Chegamos à conclusão que cada um tem uma maneira de vivenciar a PJ. Cada jovem, com suas particularidades, vivencia e sente, cada momento de maneiras diferentes.


A juventude é só uma fase passageira de nossas vidas. Mas o sangue pejoteiro continuará em nossas veias para sempre! Jovem, aproveite cada momento. Acredite, mas também lute! Não fique parado esperando tudo acontecer. Corra atrás dos seus sonhos, lute pelos seus objetivos. A hora é agora!



PJ aqui... PJ lá... PJ em todo lugar!


Fique com Deus!!
Paz e Bem!









Murilo Ribeiro









.

2 comentários:

"Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!"
Padre Gisley Azevedo