Atividades Permanentes 2011




Semana da cidadania: de 14 a 21 de abril de 2011 (Já passou)
Tema: “Juventude, terra viva”
Lema: “Da mãe terra, esperança e resistência”

Semana do estudante: dia 11 de agosto de 2011
Tema: “Juventude negra e indígena: comunidades de resistência”
Lema: “Dos tambores e cirandas, à luta pela vida”

Dia Nacional da Juventude: dia 30 de Outubro de 2011
Tema: “Juventude e protagonismo feminino”
Lema: “Jovens mulheres tecendo relações de vida”


“As atividades permanentes das PJs sempre trazem em si reflexões sobre a vida da juventude, seus direitos e também sua luta.

A Semana da Cidadania (SdC) que normalmente se realiza de 14 a 21 de abril, ano que vem terá o tema: Juventude, terra viva. Vamos refletir a questão da Terra que mata tantos e tantas, mas também a juventude que é essa terra boa de que nasce grandes árvores que dão tantos frutos pra sociedade. O Lema: Da mãe terra, esperança e resistência, nos leva a repensar os modelos de desenvolvimento ao interior, ao campo, às comunidades ribeirinhas que tanto clamam pelos seus direitos e uma vida digna. A Parábola do semeador Mt 13, nos iluminará para vermos as terras em que cai a semente.
A Semana do Estudante (SdE) que compreende o dia do estudante 11 de agosto, esse ano de ser de 8 a 14 de Agosto, será iluminada pela Multiplicação dos Pães em Mc 6, 39-44, que iluminará a resistência e a perseverança dos jovens indígenas e negros que tanto sofrem desde a colonização desta Terra. O tema é: Juventude negra e indígena: comunidades de resistência. No Lema: Dos tambores e cirandas, à luta pela vida traremos tantos elementos da cultura destes povos dos quais o Brasil tem uma grande dívida social.

Encerrando nosso ciclo de atividades, em 30 de Outubro de 2011, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) traz um tema muito antigo, mas que tem ganhado cada vez mais força nos temos atuais. Vamos Valorizar a Mulher com o Tema: Juventude e protagonismo feminino. Assim, daremos mais visibilidade a tantas jovens que doam suas vidas nos grupos de base, nos movimentos populares e sociais, nas ONGs, nas cordenações das Pastorais e na sociedade Brasileira. Com sua energia, beleza e resistência construirá nosso Lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida. Tudo isso iluminado pela Mulher samaritana Jo 4,1-42

Ano de 2011, ano de muita mística, muita luta, muita resistência em favor desses setores da juventude que são os mais atingindos pelas desisgualdades sociais.”

As Atividades Permanentes são parte da ação evangelizadora das Pastorais da Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJR, PJMP). Possuem caráter ecumênico e missionário e pretendem ser parte de processos de mobilização e nucleação de grupos juvenis nos diversos espaços eclesiais, escolares e populares.

As atividades dialogam sempre com o tema da Campanha da Fraternidade, privilegiando a ligação orgânica da ação das Pastorais da Juventude com o caminho das reflexões da Igreja no Brasil e aprofundando o tema a partir da perspectiva juvenil.


(fonte: Por Edney Santos Mendonça, Representante da PJ no CONJUVE [Conselho Nacional de Juventude])

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!"
Padre Gisley Azevedo