PJ da Diocese de Jataí no III Congresso Latino Americano de Jovens

O III Congresso Latino Americano de Jovens, que aconteceu de 05 a 12 de Setembro de 2010, é um Marco Histórico da Pastoral Juvenil Latino-Americana. Contudo, não é um evento isolado; faz parte do Projeto de Revitalização da PJLA, convocado pela Seção Juventude do CELAM dentro da Missão Continental, que iniciou em 2008 num tempo de encantamento, passando em 2009 num tempo de escuta e que em tempo de discernimento (2010) propõe a realização do Congresso como ponto alto do projeto de revitalização, que se estenderá até o ano de 2015, em tempo de Conversão Pastoral.

O método historicamente utilizado pelas Pastorais da Juventude - Ver, Julgar, Agir, Rever e Celebrar - foi o que orientou os dias de trabalho e de celebração do Congresso.

No VER comunidades mistas tiveram a tarefa de refletir desafios da Pastoral Juvenil e da Juventude tendo como pano de fundo cinco temas distintos, indispensáveis para o trabalho pastoral com a juventude. São eles: Tecnologia e Comunicação, Culturas Juvenis, Estruturas Sociais, o Sagrado e o Jovem em Relação com a Igreja, Ecologia e Desenvolvimento Sustentável. O ponto de partida para os trabalhos em comunidades e a elaboração dos desafios foi a síntese do debate que os paises da América Latina realizaram virtualmente sobre estas cinco temáticas de Janeiro a Agosto. Vale trazer presente que o Brasil contribui fortemente para estes debates, principalmente através do site: http://www.pjlatino.redejuventude.org.br/. Depois de elaboradas os desafios nas comunidades, havia um momento de sub-plenária por tema, fazendo com que todas as comunidades que discutiram os desafios com o mesmo pano de fundo, através de consenso, encontrassem a síntese geral. Para encerrar o VER trabalhou-se sobre os Rostos Jovens da América Latina e do Caribe, através da construção de um painel destes rostos.

No momento de Julgar em comunidades mistas e depois em sub-plenárias os/as delegados/as do Congresso elaboraram os paradigmas da Pastoral da Juventude na América Latina, tendo como base falas de jovens e assessores/as peritos a partir de alguns referenciais que dão base para a ação: Ciências Sociais, Sagrada Escritura, Documento de Aparecida e Caminho Histórico da PJ Latino-Americana. Para fechar o momento do Julgar houve através de trabalhos por países e pelas Regiões da América Latina e Caribe a construção de um sonho comum.

No tempo de agir foram elaborados conjuntamente, através de trabalhos por paises e regiões, os Horizontes da PJ para a América Latina, bem como um Gesto Comum Latino-Americano.

O Congresso foi também perpassado por belíssimas celebrações e orações. Muita musica, alegria, troca de experiência, amizade, festas e sonhos perpassaram o Congresso.

A Igreja Jovem Latino-Americana ali representada por mais de 550 jovens, bispos, assessore/as e padres, aprovou uma Mensagem Final a todos/as os/as Jovens da América Latina e Caribe.

Entre os/as delegados/as brasileiros/as ao III CLAJ esteve o Jovem Luis Duarte Vieira, membro da Coordenação da PJ da Diocese de Jataí, da Coordenação da PJ do Regional Centro – Oeste e da Coordenação Nacional da PJ.



Luis Duarte Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!"
Padre Gisley Azevedo