25 anos de História

É ano de Ação de Graças! Estamos celebrando o Jubileu dos 25 anos do Dia Nacional da Juventude (DNJ). As Pastorais da Juventude em conjunto com a Igreja do Brasil, comemoram a história do dia que pauta a Vida da Juventude no Brasil. Estamos num momento de Muita Reza, Muita Luta e Muita Festa celebrando e fazendo memória dos DNJ’s.

São 25 anos de História!

São 25 anos marcados por reflexões e debates profundos sobre os diversos aspectos da realidade da Juventude, na busca e na luta pela sua dignidade. Os temas e lemas de cada ano traduzem o olhar e os ouvidos sempre abertos das Pastorais da Juventude para o contexto juvenil. Traduzem o desejo de Vida e em Abundância de uma pastoral orgânica a serviço da construção do Reino de Deus, inaugurado por Jesus Cristo.

São 25 anos de frutos colhidos e saboreados: uma Igreja comprometida e apaixonada pelo jovem, especialmente o jovem empobrecido, a vivência do Evangelho, grupos de jovens motivados para sua atuação, vidas doadas para a construção do Reino de Deus, ações concretas em prol da defesa dos direitos da juventude, importante reflexão e contribuição das Pastorais da Juventude para as Políticas Públicas para a Juventude no país, envolvimento maior dos jovens em suas comunidades e nos movimentos sociais etc.

São 25 anos de Protagonismo Juvenil! As Pastorais da Juventude assumem sua marca: O Jovem é o protagonista da sua história! “O Protagonismo é nossa bandeira, o suor nosso sobrenome, a lágrima a nossa emoção, a força nossa canção, a teimosia nossa canção e a determinação a nossa marcha” – Palavras de Padre Marcionei, assessor da Pastoral da Juventude da Diocese de Caxias do Sul.

E os 25 anos são apenas o começo... Essa profética caminhada construída por inúmeras mulheres e homens não para. Estamos em marcha pela Vida da Juventude, estamos em Marcha Contra a Violência que explora, que oprime, que machuca, que desesperança, que mata nossos/as jovens...

É preciso assim, plantar e germinar mais sementes! Queremos saborear mais frutos do Reino! Vamos todos juntos e juntas, fortalecer ainda mais a grande Ciranda de Vida que deseja e luta por novas relações de vida, por um mundo justo e de paz para todos!



Paula Grassi
Pastoral da Juventude do RS
CNPJ – Sul 3
Participante do DNJ desde 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!"
Padre Gisley Azevedo