Coordenação e Assessoria Nacional da Pastoral da Juventude se reúnem em Imperatriz, MA

Jovens dos 17 regionais da CNBB se encontram para organizar a ação da PJ
“A organização favorece a formação na ação dos jovens, gera espaços de diálogo e de decisão para a condução co-responsável de toda a ação pastoral e educa sua inserção na sociedade para fomentar, a partir daí, as urgentes mudanças de estruturas que se fazem necessárias”. (Documento 85, 191, CNBB)



A bela e aconchegante cidade de Imperatriz no interior do estado do Maranhão recebeu de 8 a 12 de outubro, a reunião da Coordenação Nacional e Comissão de Assessores da Pastoral da Juventude (PJ).
O grupo esteve reunido no Centro de Treinamento Anajás e foi acolhido pelas lideranças locais e regionais da PJ e pelo Bispo Diocesano Dom Gilberto Pastana de Oliveira que demonstrou a alegria em receber as referências nacionais da PJ em sua Diocese e enfatizou também a organização e mobilização para receber a juventude brasileira por ocasião da Ampliada Nacional que acontecerá em janeiro de 2011, em Imperatriz.


A reunião contou com a participação dos/as coordenadores/as nacionais representantes de todos os regionais da CNBB, secretaria nacional, assessores/as e convidados/as, todos envolvidos em uma pauta repleta de momentos de partilhas, orações, reflexões, avaliações, planejamentos e atividades com a participação da juventude maranhense.
Os principais assuntos da reunião foram: Partilhas de vida dos presentes; Partilha das atividades dos regionais; Partilha do 3º Congresso Latino Americano de Jovens e a Pastoral Juvenil Latino Americana (Revitalização); Análise de Conjuntura da juventude brasileira; Ampliada Nacional da PJ; Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens; Jornada Mundial da Juventude; Ano Internacional da Juventude; X Encontro Nacional da PJ; Atividades Permanentes das PJs; Projetos Nacionais da PJ e indicação de nomes para a Secretaria e Assessoria nacional.


Os/as jovens e assessores/as presentes se revezaram na coordenação dos dias e blocos da reunião, fazendo com que a pauta fosse cumprida com a participação e protagonismo de todos/as. Destaca-se a assessoria de Carmem Lúcia, Coordenadora da Casa da Juventude Pe. Burnier (Goiânia/GO), assessora do Setor Juventude da CNBB nos anos de 1998 a 2003, contribuindo com a análise de conjuntura da juventude brasileira nos cenários eclesial, político e social.
Com um intenso momento de deserto os presentes puderam rezar a vida, refletindo sobre seus sonhos, medos e motivações inspirados em Jesus para anunciar aos/as jovens o Reino.


A cidade de Davinópolis recebeu em noite estrelada a coordenação e assessoria nacional para celebrar a vida na eucaristia, junto com a comunidade e com centenas de jovens, que na ocasião participavam da missão em divulgação e preparação ao Dia Nacional da Juventude. A alegria, amizade e entrosamento entre os jovens foi um momento único e vivo, reafirmando a prioridade de ir às bases, de opção por nucleação de pequenos grupos, onde os jovens podem partilhar a vida, sonhar e juntos construir um mundo melhor.
Muitos desafios foram pautados e apresentados em diversos momentos da reunião, como os que seguem: acompanhamento sistemático em nível nacional, regional e diocesano, sustentabilidade e comunicação.


Porém, muitas são as conquistas feitas ao longo da caminhada, como diversos encontros, retiros, seminários, romarias, marchas e celebrações em regionais, dioceses, paróquias e comunidades; a Campanha Nacional contra a violência e extermínio de jovens organizada em todos os regionais da CNBB, com a realização de seminários e marchas estaduais; realização da Semana do/a Estudante e Semana da Cidadania em parceria com as Pastorais da Juventude e Setor Juventude da CNBB; participação na preparação e realização do 3º. Congresso Latino Americano de Jovens, em Los Teques na Venezuela; Parceria com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude e participação no seu 12º. Encontro, em São Leopoldo/RS; organização em centenas de dioceses do Dia Nacional da Juventude – DNJ, celebrando 25 anos de história; realização da Plenária Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil e articulação de diversas atividades e ações dos Projetos Nacionais da PJ.

Imperatriz foi escolhida como local para acolher a reunião, pois de 8 a 15 de janeiro de 2011, acolherá a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude. São esperados cerca de 150 jovens e assessores delegados/as de todos os estados brasileiros, que juntos irão avaliar, celebrar, pautar e planejar a vida da PJ para os próximos três anos. Foi o momento da equipe organizadora apresentar o local que será realizado o evento para a Coordenação Nacional e juntos organizarem a metodologia, estrutura e outras equipes de trabalho.
O X Encontro Nacional da PJ foi um dos últimos temas da reunião, está planejado para acontecer em janeiro de 2012, no regional Sul 2 da CNBB, na cidade de Maringá, PR. Foram definidos pelos presentes o tema, lema e iluminação bíblica da atividade, que aconteceu em Natal, RN no ano de 2009. A décima edição do encontro terá como tema: "Somos Igreja Jovem!", o lema: "Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida" e a iluminação Bíblica: "Ele tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13,1).

A proposta da temática do encontro deseja motivar e inspirar a juventude brasileira a sentir-se ainda mais Igreja, e Igreja jovem, assumindo seu papel de discípulos/as missionários/as, tendo como exemplo a pessoa e projeto de Jesus Cristo. Para o Coordenador Nacional da PJ, Claudinei Lima, representante do Sul 2, “o regional traz na preparação, a organização e realização de uma ciranda de expectativas, tais como: rearticular e fortalecer os grupos de base, mobilizar a juventude nas instâncias paroquial, diocesana e regional para receber de forma alegre, simples e jovem, na Arquidiocese de Maringá, essa atividade nacional”.
A Pastoral da Juventude do Brasil terminou a sua última reunião presencial do ano de 2010, motivada e com a certeza de que é necessário, mais do que nunca, lutar pela vida da juventude. Como gesto concreto de uma pastoral de conjunto, reforça o compromisso assumido em Los Teques, de caminhar com Jesus para dar vida a nossos povos.
Do Regional Centro-Oeste se fez presente três assessores/as (Raquel Pulita, Joaquim Alberto e Carmem Lúcia) e o jovem Luis Duarte Vieira, da Diocese de Jataí/GO, que é membro da Coordenação Nacional da PJ.

Luis Duarte Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!"
Padre Gisley Azevedo