Juventude e as Eleições




O ano de 2010 traz uma tarefa especial para nós, cristãos/ãs: a eleição de nossos/as representantes para as Assembleias Legislativas, Câmara Federal, parte do Senado, Governadores/as e a Presidência da Republica.

Pensando nesta tarefa, é importante lembrar que vivemos, no Brasil, um contexto ocidental, regido pelas leis selvagens do sistema capitalista, que estrutura nossas vidas através das imposições do mercado e do consumo, querendo indicar que esse é o caminho para nossa felicidade. Este sistema estabelece a ganância por lucro a qualquer preço, promovendo um crescente distanciamento entre ricos/as e pobres, pela concentração progressiva da renda nas mãos de poucos/as e a exclusão para a maior parte da população.

Os/as jovens chegam ao mundo no meio desta desordem armada e sofrem as piores consequências. Por um lado, é exigido deles/as atenção para os últimos lançamentos da moda, da música, do lazer, das relações, da tecnologia… e, por outro, não lhes é permitido entender como funciona a sociedade. Eles/as se tornam presas fáceis das armadilhas do caminho. Acreditam na grande mentira de que rico é quem trabalhou e pobre é quem não trabalhou suficiente; acreditam que pessoa de bem é quem tem posse e polidez social e que o povão, que não pode se vestir bem, que não sabe ao certo como se portar e/ou como falar em público, é “desqualificado”, é cidadão de segunda categoria. Não enxergam o mecanismo da estrutura que direciona a riqueza para as mãos de uns e retira de outros/as.


Paz e Bem!!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!"
Padre Gisley Azevedo