Como os jovens lançaram seus olhares na diversidade de contextos da Rio + 20


Das mesas com ministros aos debates nos morros cariocas, Juventudes na Rio + 20 traça um panorama da sustentabilidade
Se há 20 anos os jovens não sabiam o que estava acontecendo no mundo, agora eles tem certeza! A participação da juventude na Rio +20Cúpula dos Povos e eventos paralelos, concretizou seu protagonismo nas tomadas de decisões e em momentos únicos para a história do Brasil e do Mundo. A capacidade de manter e estabelecer um diálogo de igual para igual com líderes de e Estado e jovens de todo mundo deu à juventude a força que precisa para estar a frente na mudança não só do futuro, como também do próprio presente. Com a participação de várias redes, o projeto ganhou o aspecto plural com a diversidade de olhares e realidades, o que proporcionou aos jovens vivenciar momentos significativos, desde um debate na casa de um morador da Cidade de Deus ao encontro com o Secretário Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Como medir a força juventude?

A Internet foi, certamente, o principal meio de articulação e divulgação das ações da Juventude. Além de facilitar interconexões entre jovens de todo o Brasil, nos ofereceu o acesso a dados numéricos precisos para avaliar o desenvolvimento de toda a campanha.
Para começar, a nossa página no Facebook encerrou a Rio+20 com o botão “curtir” apertado 2.149 vezes, o que significa um alcance indireto a 1.340.378 pessoas. Já o grupo do Facebook, aberto, participativo e que segue em atividade, hoje conta com 329 membros. Falando em Twitter, além dos 553 seguidores, a @JuventudeRio20 emplacou duas vezes o primeiro lugar nos trending topics nacionais com as tags#JuventudeRio20 e #YouthBlastBrasil. Nos dois casos, também fomos o terceiro tópico mais falado em todo o mundo! Em termos de cobertura, foram produzidas 4 newsletters, 7 vídeos e 653 fotos, totalizando um público alcançado de 52.376 usuários. Como tudo está livre e na rede, as informações seguem sendo replicadas e os números, crescendo!

Redes conectadas em ideias e projetos

As ações das Juventudes na Rio+20 integraram em sua equipe de produção, cobertura e articulação, mais de 10 redes brasileiras que atuam em diferentes áreas como educação, cultura, comunicação, sustentabilidade e inclusão digital.
Secretaria Nacional da Juventude, o Fora do Eixo, o Conjuve, a Viração, a Agência de Redes, a ESPOCC, o Pontão da ECO, aViva Favela, a LUPA, entre tantas outras, estiveram em contato diariamente com os debates e intervenções da juventude durante todo processo no Rio de Janeiro. Como resultado desse trabalho em conjunto, a proposta é que surjam vários projetos em conjunto ao longo do ano, que irão diminuir cada vez mais as distâncias entre quem está disposto a construir junto um novo presente e futuro.

A cidade maravilhosa que não está na TV

Além da programação oficial da Rio+20, as Juventudes estiveram atentas as atividades queaconteceram nas comunidades paralelas à Conferência. Debates, oficinas, rodas de conversas, exibições e muita atividades culturais movimentaram CantagaloBatanRocinha,MaréManguinhosBabilôniaChapéu Mangueira e outras. Os jovens estiveram presentes tanto na produção e organização dessa programação, quanto na cobertura de cada momento, registrando os detalhes dessa ocupação.

Fórum Mundial da Juventude é construído colaborativamente

Os jovens brasileiros estão juntos na construção do documento que oficializa a criação de um Fórum Permanente da Juventude na Organização das Nações Unidas. O Youth21 é uma iniciativa global e teve seu último encontro no Rio de Janeiro com representantes de mais de10 países que discutiram os principais pontos do documento e contaram com a presença a e participação de lideranças do Moçambique, Argentina, Turquia, Peru, Brasil e Siri Lanka, além da Secretária Nacional da Juventude, que colocou o Fórum como um dos principais projetos do governo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!"
Padre Gisley Azevedo