Rubão Pjoteiro em novos desafios



Nosso amado e querido Frei Rubens ex vigario da matriz Nossa Senhora de Fátima e Padre responsável pela PJ do distrito leste , sera o novo Pároco da matriz Nsº do Perpetuo Socorro na cidade de Ceilândia no DF. Eleito na RDP da diocese na cidade de Santa Helena como Padre responsável por acompanha e estruturar e unir os jovens dessa região diocesana , Rubão cumpriu com louvor sua missão em terras goianas ,soube com maestria ser amigo pai de todos os jovens com alegria e amor soube encaixar no conselho jovem do distrito leste jovens cheios de sonhos e garras e militantes em PJ . No encontro Jac promovido pelos jovens da matriz São Vicente em maio passado ele pode conhecer os grupos de nossa cidade suas cabeças pensantes e coordenadores onde de forma fraterna expôs seu convite e a necessidade de integração de todas as paroquias no sentido de lidar com a juventude , um mês depois foi montada o conselho jovem do distrito leste contendo provisoriamente somente jovens da cidade de Rio Verde mas com todas as paroquias representadas.
No inicio desse conselho a cidade tinha 10 grupos de jovens de PJ e um Juventude Missionaria do bairro Dom Miguel , era uma realidade de distrito somente Rio Verde do distrito Leste possuía grupo , mas hoje temos 22 grupos funcionando em Rio Verde e um em Santa Helena. Sabemos nos do Distrito Leste que seguir sem o Rubão será difícil mas não podemos parar olhamos pra traz e vemos que derrubamos as barreiras da divisão paroquiais e vemos que somos uma só igreja e não somos somente paroquianos mas católicos atuantes e unidos, vemos a necessidade da escolha de um novo Padre para nos auxiliar ,onde convites serão feitos em seu tempo ,ainda vemos que falta mais grupos e atividade de mobilização da juventude lestina de Jataí , mas com os projetos desenvolvidos em decorrer de 2011 tenho a certeza de que vamos alcançar nossos objetivos.

Bruno Alves

Chegou a hora de nos mobilizar, agora depende de nós

O setor juventude da CNBB e a comissão episcopal para o laicado , estão a frente de uma das mais importantes reivindicações da juventude católica do país , ter de novo os olhos da igreja voltado para a juventude , juventude essa que em 1992 teve uma campanha da fraternidade munto bonita e refles siva mas não havendo mudança do relacionamento episcopal com a juventude. Com o Tema juventude caminho aberto com o objetivo geral de que a igreja e pessoas de boa vontade se comprometam com a juventude com o novo meio de evangelizar a própria juventude e com uma força transformadora da igreja e da sociedade.
O proposito apresentado e de que em 2013 a nossa igreja abrase de novo o tema juventude , mas para isso ocorrer e preciso , conseguir um milhão de assinaturas de todos jovens adultos , crianças , padres , dia conos , freiras , freis , senhores , senhoras , todos sem distinção pois precisamos da ajuda de todos os irmãos e irmãs . No sai-te da PJ nacional , e de Maringá e o site jovensconectados.org.br ,onde você encontrará o abaixo assinado com o timbre da CNBB e do Setor Juventude , onde você poderá fazer o download totalmente gratuito e só imprimir e mobilizar seu grupo de jovens pjoteiro , seu grupo de oração da RCC , seu grupo de casais , grupos de oração do terço, pastorais da criança entre outros movimentos que se senbilizem pela nossa causa e amor ao cristo jovem que morreu por todos nos. Atenção essas assinaturas precisam ser enviadas ao Setor Juventude antes do dia 17 de Abril ,no endereço: Setor de Embaixadas Sul, N°801 ,Conjunto B, Brasília-DF CEP:70200-014 , Mobilizem-se pois o prazo e curto , aqui no distrito leste a campanha já começou , vamos mostrar a voz forte de nossa juventude galera.


Bruno Alves

Ampliada Nacional avaliando a caminhada da Pastoral da Juventude

Jovens de todo o Brasil estão reunidos na cidade de Imperatriz, MA no Centro Diocesano Anajás.


Na mística do Ofício Divino da Juventude (ODJ) demos início ao terceiro dia da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), que acontece na cidade de Imperatriz, MA, com a participação de cerca de 100 pessoas oriundas de todas as regiões do país.

A partir da realidade e aconchegados pelo sol da manhã, aconteceu o ofício divino relembrando a criação, para que iluminados pela mãe terra, o dia iniciasse e permanecesse cheio de desejos e vidas, para a continuidade do seguimento a Jesus Cristo.

Os trabalhos do dia começaram com Ângela Maria (Nordeste 4) e Adriano de Martini (Sul 4), fazendo a leitura das poesias “Profetizar”, “Nordeste” e “Luar”.

A coordenação do dia convidou a jovem Roberta Agustinho (Sul 1) para que pudesse explicar quais foram os objetivos dos questionários enviados pelo Brasil em preparação à ANPJ. Os questionários ficaram dispostos em links na Internet e se destinavam aos grupos de base, assessores, dioceses, regionais da CNBB, militância, clero e centros e Institutos de Juventude. Apresentado os objetivos, os delegados/as foram encaminhados para os sete grupos de trabalhos relacionados aos questionários, para analisar e discutir as respostas enviadas e dar apontamentos.

Finalizando a manhã, a Ampliada contou com as contribuições da assessoria de Alessandra Miranda (Casa da Juventude – Goiânia/GO) e Solange Rodrigues (ISER-Assessoria). Alessandra enfatizou para que “O ver do processo convoque a projetar de forma concreta a caminhada da construção do Reino no meio da Juventude”. Na fala de Solange é reforçado que “A PJ tem uma proposta de ação evangelizadora para propor, indicar e encaminhar aos grupos. E, precisamos fazer isso muito bem!”.

A tarde iniciou com uma mesa de avaliação da caminhada da PJ Nacional. Compuseram essa mesa Renato Borges (Comissão Nacional de Assessores/as da PJ), Elis Souza (Nordeste 3), Luis Duarte (Centro-Oeste), Alex Piero (PJ Sul 1) e Felipe Freitas (Coordenação Nacional da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens).

A mesa começou com a fala de Renato sobre a ANPJ de Salgado, SE, em 2005, e ANPJ de Palmas, TO. Elis Souza trouxe em sua fala a organicidade da PJ Nacional. “Que essa organização seja missionária, participativa, com tarefas diferentes, mas, todos os papéis importantes”. Luís Duarte alertou para a importância da participação da PJ no Projeto de Revitalização Latino-Americano da PJ, proposto pelo CELAM. Ele trouxe o seguinte desafio: “Como o Brasil pode apresentar tudo que ele pode fazer para esse projeto? É um desafio!” E, na mística do caminho à Jerusalém, nos recorda que “Somos testemunhas da ressurreição, somos testemunhas da vida!”. Alex baseou sua fala na intervenção política, focando no exercício do poder nas esferas privadas (íntimas) e públicas. Concluindo a mesa, Felipe relatou e contextualizou a Campanha.

Testemunha da Secretária Nacional da PJ

Hildete Emanuele, atual secretária nacional da PJ, começou sua fala partilhando, sua realidade, casa, família e comunidade na cidade de Salvador, BA, entre outros fatores que alicerçaram sua disponibilidade e serviço, ao longo de três anos, se doando na Secretaria Nacional da PJ. Onde, sem dúvida, foi possível acumular muitas/os rostos, cheiros, sabores, delícias, amizades, vida em doação, missão, serviço... Fazendo um depoimento do histórico do tempo de serviço na Secretaria nacional da PJ.

As novas proposições para a Secretaria Nacional da PJ

Após o testemunho, Hildete apresentou as duas indicações dos regionais da CNBB, para o serviço da Secretaria Nacional da PJ. Jovens preparados, com processo de desenvolvimento na PJ, bem como com um bom histórico de militância, permitindo acumular competências e habilidades necessárias ao serviço/missão ao qual estão se disponibilizando. Hildete leu duas cartas de apresentação, dos jovens Thiesco Crisóstomo, da cidade de Marabá, PA (Norte 2) e Gabriel Jaste, da cidade São João de Meriti, RJ (Leste 1), atualmente, ambos são da equipe nacional do projeto Teias da Comunicação. O processo de eleição do novo secretário será feito no dia 15/1.

Trabalho em grupo

À noite, os trabalhos continuaram à noite com grupos de estudo de questões-chave para a PJ Nacional: Projetos Nacionais da PJ; Setor Juventude da CNBB; Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens; Projeto de Revitalização da PJ Latino-americana; Organização e Organicidade da PJ Nacional e Intervenção política.

A proposta dos grupos era produzir três grandes desafios acerca de cada uma das questões propostas. De fato, todos os grupos foram extremamente produtivos, possibilitando uma discussão mais aprofundada e pormenorizada. Voltando à plenária, foram apresentadas as produções de cada grupo. O dia foi concluído com uma oração.

Pastoral da Juventude olhando para a realidade

Ampliada Nacional da PJ fez análise de conjuntura e olha as realidades dos regionais

O segundo dia da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), 9/1, começou com a celebração eucarística presidida por Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande e Referencial do Setor Juventude da CNBB, retomando a história de nosso batizado a partir do batismo de Jesus.


Roberta Agustinho e Paula Grassi, Coordenação Nacional da PJ pelos Regionais Sul 1 e Sul 3 da CNBB, respectivamente, abriram a coordenação da plenária, resgatando a importância das mulheres na história do povo de Deus e o protagonismo e profetismo feminino.



No período da manhã os/as jovens visitaram as tendas de cada Regional, a fim de observar os desafios e destaques apresentados nas diversas realidades do Brasil. Posteriormente, realizaram um debate em grupo, a fim de partilhar os dados colhidos, culminando na montagem de um painel artístico.


Ainda no período da manhã, tivemos a fala de Dom Eduardo Pinheiro e de Pe. Carlos Sávio, este último Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB. Os temas que permearam suas falas passaram pela próxima Jornada Mundial da Juventude e a evangelização dos/as jovens no Brasil neste contexto.


A manhã desse segundo dia de ANPJ encerrou-se com uma homenagem a Pe. Sávio por toda sua contribuição na Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude, nesses 3 anos.




Logo após o almoço, foi dado início a análise de conjuntura com foco na vida da juventude, olhando para os aspectos eclesiais e sociais para iluminar o caminho a ser trilhado. Felipe Freitas, membro da Coordenação Nacional da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, fez a análise de conjuntura social. Trazendo o cenário político-econômico-social, onde, de forma pertinente, se encontra o contexto juvenil. Solange Rodrigues, assessora do ISER Assessoria, fez a análise de conjuntura eclesial, trazendo a caminhada da Pastoral da Juventude no Brasil, os documentos eclesiais e sobre a juventude neste contexto.


Seguindo essa análise, os/as delegados/as foram convidados/as a fazerem trabalhos em grupos para discutir as seguintes perguntas:


§ Quais destes aspectos afetam a vida da juventude mais diariamente?


§ Que outros aspectos não foram mencionados também atingem a vida da juventude?


§ Quais as boas sementes que estamos plantando, enquanto PJ?


Partindo das discussões, os grupos partilharam em plenária, o que se produziu em cada um desses debates.


Nestas reações à analise dos assessores, Felipe afirmou à plenária que “Articular uma ação na dimensão sócio-transformadora é uma das dificuldades levantadas”. Ele lembrou que essa é uma das dimensões que fazem parte das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Solange falou da necessidade de “[...] buscarmos elementos que precisam ser tecidos para iluminar o planejamento que a PJ vai fazer daqui para frente. Com a colaboração de cada um e de cada uma é que essa Ampliada se realizará”.


O segundo dia da ampliada encerrou-se com a Noite Cultural, onde se apresentou a Região Nordeste. Muita música, cores, sotaques, sorrisos e alegria nessa grande festa de cultura.

Ampliada Nacional da PJ


A Pastoral da Juventude do Brasil caminha rumo a mais uma Ampliada Nacional, que será realizada de 8 a 15 de janeiro de 2011, na cidade de Imperatriz (MA), com o tema “PJ: Missão e Profetismo” e o lema: “Vamos juntos gritar, girar o mundo. Chega de violência e Extermínio de Jovens", tendo como referencial bíblico-profético o versículo do livro de Ester que diz: O meu desejo é a vida do meu povo (Est 7,3).

A "Ampliada" é o espaço deliberativo e que planejará os próximos passos da PJ Nacional. A realidade da juventude brasileira nos desafia a viver a missão de profetas em defesa da vida dos jovens. Assim, a PJ quer convidar a juventude "PJoteira" do Brasil e todos que acreditam na causa juvenil a fazer parte do mutirão de preparação da Ampliada Nacional de Imperatriz, sendo protagonistas neste processo histórico, ousando viver a missão profética que une e fortalece em comunhão fraterna.

Tendo em vista a importância da preparação para uma melhor realização deste evento, a equipe apresentou o Material de Estudo, que resgata as Ampliadas passadas e traz a proposta de trabalho para a Ampliada de Imperatriz.

Para informações, dúvidas ou sugestões o contato pode ser feito pelo e-mail:
anpj.imperatriz@gmail.com

Retrospectiva 2010 do distrito leste


Marcas do que se foi diz o poeta Zezé DI Camargo ,em todo ano que se finda e sempre deixa aquele gostinho de que todo ano e igual e sem graça , mas não pra juventude do distrito leste. Ejc´s com recorde de participantes em todas as paroquias , ainda falhamos pois não conseguimos absorve-los nos grupos de Base, Formações distrital 2 em 2010 uma com uma Psico pedagoga outra com um teólogo , Mika Márcia e Adelsom Gomes derão embasamento acadêmico as formações do distrito leste. Podemos afirmar que o encontro em maio 2010 na matriz são vicente de Paulo o 1º Encontro Jac deu o ponta pé na historia de integração dos jovens catolicos de nosso distrito e diocese , com o proposito de conhecer a cara de nossa juventude cristã e seus meios de evangelizar um grupo que passava por sérios problemas de identidade vem a inspiração do espirito Santo e da a tranquilidade de unir e discutir unidade em torno do projeto da Salvação. Na RPD do destino do Frei Rubão se Chocou com as linhas do destino que o criador traçou , com as bençãos do Pai ganhamos um Pai que acolhe orienta chora ,sorri, canta , assovia, tudo pelos seus filhos e amigos do distrito leste grande homem que sempre soube nos puxar a orelha mas também nos dar amor carinho e atenção. Nunca imaginei poder fazer tantos amigos como eu fiz em torno da PJ ,amigos de varias cidades bairros paroquias grupos a ainda melhor ser amigo de cristo isso e uma maravilha. No encontro do distrito leste que ocorreu no mês de agosto no colégio Martins Borges ,podemos grande parte dos membros dos grupos tiverão a oportunidade de conhecer e sentir na pele o que e Pastoral da Juventude sua mistica sua espiritualidade suas canções seus meios de evangelizar sua estrutura seus membros nacionais e locais. Nas formações podemos ver como e importante a presença da família extruturada na vida dos jovens e a importância da igreja na vida da juventude seus membros e responsáveis e historia, fora as atividades individuais dos grupos como o Natal solidada rio do Jupac, o Dia das Crianças do J.T.J , e do grupo Abac , o lual entre os grupos Jubac e Aurora ,1º Encontro Jac , Natal do cuca e do coca , ação social do cuca com a superintendência da juventude de Rio Verde no plantio de arvores no corego abobora, Pizza solidaria do Essuc , criação do conselho setor juventude na matriz santo antônio, abertura de novos 10 grupo na paroquia santo antônio de pádua , eleições do conselho da PJ da matriz são vicente , oratório de natal da matriz são vicente ,foram as atividades do ano que se foi ano que aprendemos a respeitar e aprender com os irmãos se ofender ou agredir temos a consciência de que erramos em muntos pontos mas acertamos e muntos em outros . Queremos que 2011 seja bem mais movimentado e cheio de ações como essas e outras a por vir.

Bruno Alves
"Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!"
Padre Gisley Azevedo